TÉCNICAS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUXILIAM O IMPULSIONAMENTO EMPRESARIAL
Existem diversas ferramentas e técnicas que são usadas nas práticas de gestão e, a cada dia que passa, esse volume aumenta. Embora a maioria delas possa ser utilizada em todos os tipos de negócios, a cultura empresarial de cada organização, assim como a maturidade para gestão, são influências diretas no resultado que cada uma delas pode promover.
Segundo pontua a Engenheira de Produção especialista em gestão empresarial, Beatriz Aragão, a aplicação diária das ferramentas mais simples, executadas da maneira correta, já mostram bons resultados nos negócios. “Gosto de ressaltar as simples, que promovem impactos significativos no dia a dia, como o PDCA e o bom e velho Plano de ação. Esses são básicos e, se bem usados, promovem resultados significativos. Para situações mais complexas, as ferramentas associadas ao Lean, como Mapeamento do Fluxo de Valor e A3”, elenca Aragão.
A especialista destaca ainda que todas as ferramentas podem ser utilizadas, independentemente do segmento de atuação empresarial. No entanto, a seleção de qual delas será melhor para determinado tipo de negócio é feita mediante sua cultura empresarial.