SHOPPINGS RIOMAR E JARDINS RECEBEM ECOPONTOS PARA COLETA DE RESÍDUO TÊXTIL

09 de agosto de 2024, 15:41

Em cada empreendimento há dois coletores da ONG Humana Brasil, onde a população pode descartar roupas, calçados, acessórios de moda, peças de cama, mesa e banho que não usam mais


Ratificando o compromisso sustentável do Grupo JCPM, o RioMar Aracaju e o Shopping Jardins acabam de receber quatro coletores do projeto Repense e Reuse da Humana Brasil – uma organização sem fins lucrativos, que trabalha a logística reversa dos têxteis para promover sustentabilidade e desenvolvimento social. Nos ecopontos, a população pode descartar corretamente peças do vestuário, acessórios, calçados e itens de cama, mesa e banho em desuso. No RioMar Aracaju, os contêineres estão localizados ao lado do ecoponto do supermercado GBarbosa e na portaria D, que dá acesso à Casa Alemã. Já no Jardins, os coletores estão instalados ao lado do ecoponto do Estacionamento F e na portaria B, próximo à Lojas Americanas.


O Repense Reuse é uma iniciativa inovadora que coleta e trabalha roupas de segunda mão tornando-as novas para revenda e também cria novas peças a partir de resíduos. O projeto valida o seu compromisso na gestão responsável dos têxteis, integrando ações sociais e ambientais. Ao engajar a população nesse movimento circular da moda, através da curadoria e revenda das peças, o projeto já impactou positivamente mais de 2 mil pessoas, promovendo projetos humanitários nas áreas de desenvolvimento social e educação e na agricultura sustentável.

Cada contêiner tem capacidade para receber entre 150 a 200 kg de roupas, calçados e acessórios. Após a coleta, os resíduos são encaminhados para um centro de armazenamento e triagem, em Aracaju. As roupas passam por uma curadoria e são classificadas pela condição do tecido. Além da proteção ambiental, o projeto visa o fortalecimento da economia circular, a partir do reaproveitamento de todo o resíduo. O que não serve para reutilizar pode ser transformado em novas peças, já que, dentro da curadoria, o material é retrabalhado para poder ser reinserido no mercado.