RELATÓRIO AMBIENTAL, SOCIAL E DE GOVERNANÇA TRAÇA TRAJETÓRIA DE SUSTENTABILIDADE DO GRUPO JCPM
Investimento de R$ 15,3 milhões na área Social, inovações tecnológicas construtivas que impactam em menor demanda por recursos naturais, além de uma conexão com o entorno dos empreendimentos são algumas das abordagens existentes no 1º Relatório Ambiental, Social e de Governança do Grupo JCPM, lançado este mês. A partir do RioMar Recife, do RioMar Aracaju e do escritório central, a empresa inicia, neste ano, o primeiro inventário de emissão de gases do efeito estufa.
O Grupo JCPM tem atuação no Nordeste e conta com mais de 3,4 mil colaboradores, impulsionando a geração de outros 40 mil. Fazem parte dos setores de atuação: shopping center, imobiliário, comunicação e compromisso social. No segmento de shopping, o grupo tem participação em 11 empreendimentos e faz a gestão direta de sete deles. No total, são 618 mil metros quadrados de área bruta locável, das quais 501 mil são próprias. Em 2022, 7,7 mil jovens foram atendidos no Instituto JCPM de Compromisso Social e outras duas mil pessoas pela Fundação Pedro Paes Mendonça.
O documento mostra a trajetória ASG e faz um resgate da construção econômica e de desenvolvimento da empresa ao longo dos mais de 85 anos de existência.
O lançamento oficial, no Recife, contou com a palestra de Lisiane Lemos, uma referência no País em discussões de Inclusão Digital e Diversidade, sobretudo, na inserção de pessoas negras no mercado de trabalho.
Em Sergipe, além de administrar os shoppings Jardins e RioMar Aracaju, o Grupo JCPM realiza um importante trabalho social desde 1989, através da Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) que atende aos moradores da Serra do Machado e de outros povoados vizinhos, distantes cerca de 70 quilômetros da capital. Em 2022, foram investidos R$ 7,5 milhões na fundação, que realizou 5.789 atendimentos, considerando clínica médica, acolhimento aos idosos e centro de educação.
Em Aracaju, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) atua desde 2016 elevando o potencial de empregabilidade e estimulando os crescimentos profissional e pessoal de jovens de 16 a 24 anos, egressos ou alunos da rede pública de ensino. Somente no ano passado, 926 jovens foram contemplados com as ações do Instituto.
Nos shoppings Jardins e RioMar Aracaju, iniciativas como ‘Jogando Limpo com o Mangue’, ‘Descarte Solidário’, uso de energia renovável com certificação I-Rec e ações internas em favor da promoção da agenda de diversidade e inclusão, dentre outras, refletem a trajetória ASG dos empreendimentos.
Para o presidente-executivo do Shopping Centers S.A, Jaime Queiroz, as iniciativas sociais realizadas pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) e pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) fortalecem a conexão da empresa com o entorno.