PREFEITURA REALIZA FESTIVAL DO CARANGUEJO PARA MOVIMENTAR TURISMO NA CAPITAL
Com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turismo na capital e valorizar a importância gastronômica e cultural do caranguejo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SE), realizará o Festival do Caranguejo, entre os dias 1 e 4 de setembro, na praça de eventos da Orla da Atalaia; e de 5 a 11 de setembro, nos próprios estabelecimentos dos participantes associados à entidade.
Inicialmente, o Festival do Caranguejo seria realizado no segundo semestre de 2019, mas em virtude da pandemia do coronavírus, a gestão municipal e a entidade executora do evento, a Abrasel/SE, decidiram aguardar o avanço da vacinação e melhoria do quadro da doença no estado. Para viabilizar o festival, os organizadores promoveram reuniões de apresentação do projeto para a iniciativa privada em busca de apoio e o resultado mostrou o interesse da classe empresarial sergipana em investir na realização do evento.
O espaço para a realização do Festival do Caranguejo compreende uma área de 3.800 m², ocupada por 29 stands, sendo 26 para bares/restaurantes comercializarem seus pratos, e 3 para a gestão municipal (Prefeitura de Aracaju e secretarias da Saúde e do Meio Ambiente).
Além desses stands, haverá espaço kids com brinquedos para a criançada; cozinha show da Universidade Tiradentes (UNIT), para demonstração da elaboração de pratos; espaço de empreendedorismo do Sebrae/SE, para exposição de artesanato; e duas baterias de banheiros químicos, sendo nove para o público feminino e nove para o masculino.
Durante os quatro dias de festival na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentará peças teatrais versando sobre o tema sustentatibilidade, além de uma bolha inflável sobre a questão climática.
Foto: Ascom Semict