OS ESPAÇOS PARA EMPREENDEDORES LOCAIS SÃO DESTAQUES NA VIVA SERGIPE

18 de julho de 2025, 16:28

O espaço oferece de bijuterias e roupas a experiências como o Parque dos Falcões. A Feira Viva Sergipe, realizada pelo Sebrae, segue conquistando os visitantes nesta quinta-feira, 17, com uma programação diversa e um verdadeiro mergulho no que o estado tem de mais autêntico. São 54 estandes reunindo mais de 70 expositores, todos micro e pequenos empreendedores sergipanos, que apresentam produtos que vão de bijuterias e vestuário a delícias como mel, geleias, biscoitos e vinhos artesanais.

Entre os espaços mais comentados da feira está o que sai do óbvio e surpreende: uma área inteiramente dedicada ao Parque dos Falcões, com corujas, gavião, falcão e urubu. A presença dos animais ajuda a divulgar o parque como um destino turístico e reforça sua importância como o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Outro destaque é a Escape Room, que propõe uma experiência de gameficação com desafios inspirados na gastronomia, turismo, moda e artesanato do estado. Criado por uma empresa sergipana especialmente para o evento, o jogo convida o visitante a resolver um enigma que reconecta os participantes à identidade cultural de Sergipe.

No Espaço Criá, o público encontra o melhor do artesanato sergipano, com peças como a renda irlandesa de Divina Pastora, patrimônio cultural do Brasil, além de outras expressões criativas – como a cerâmica de Santana do São Francisco – que carregam as marcas do território e da tradição. A tecnologia também marca presença com o estande de realidade virtual, onde o público pode experimentar jogos digitais criados por empresas sergipanas, ampliando o olhar sobre o potencial inovador da região. Sergipe tem sabor! Na atração Cozinha Show, os chefs Dally Fonseca e Timóteo Domingos encantaram o público com receitas que misturam técnica e afetividade, destacando ingredientes regionais e modos de preparo que contam histórias. Timoteo ficou conhecido nacionalmente por suas receitas utilizando o cacto como ingrediente principal. Para ele, a resistência da planta se assemelha à resistência do sertanejo e à do empreendedor. Para mostrar como a gastronomia sergipana é diversa, a praça de alimentação virou ponto de encontro para quem aprecia sabores autênticos, com estandes como o do restaurante Caçarola, que leva o clima do Mercado Central para a feira, e o disputado Beiju do Rosivaldo, que faz questão de lembrar que não é tapioca! (Yasmim Déda).