Março Amarelo alerta para insuficiência renal em cães e gatos
O mês foi estabelecido para alertar tutores sobre a prevenção e tratamento de doenças renais que podem ser silenciosas e perigosas
Tendo como base a tendência das campanhas preventivas para promoção da saúde, o mês de março é marcado por um importante trabalho de conscientização em relação ao bem-estar de cães e gatos: o Março Amarelo Pet. Apesar do cuidado com os bichinhos ser algo necessário durante todo o ano, é neste mês que as campanhas se intensificam, com o objetivo de chamar a atenção dos tutores para as doenças renais, que são silenciosas e perigosas para os companheiros de quatro patas.
O Março Amarelo Pet visa informar sobre os riscos de doenças renais. Em todo país, são realizadas campanhas de conscientização e ações preventivas para os pets, para alertar sobre possíveis problemas, como a insuficiência renal crônica, que, infelizmente, ainda não tem cura.
A disfunção renal mais comum em cães e gatos é caracterizada pela dificuldade que os rins apresentam na hora de filtrar o sangue. Também podem ocorrer falhas na produção de hormônios e retenção de nutrientes importantes, o que atrapalha o funcionamento do organismo do seu animal. É preciso estar atento, pois muitas das vezes a doença é silenciosa e nem sempre o pet sente dor, sendo uma patologia que pode vir assintomática e evoluir aos poucos.