HOSPITAL DE CIRURGIA REALIZA PRIMEIRA TROMBECTOMIA DE VEIA CAVA TUMORAL DO BRASIL
Mais um marco histórico foi registrado no Hospital de Cirurgia (HC). A instituição hospitalar – centro de grandes inovações – realizou a primeira trombectomia de veia cava tumoral do Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento cirúrgico, de grande complexidade e que exigiu atuação multidisciplinar, durou seis horas e envolveu a equipe vascular, no Serviço de Hemodinâmica, e a equipe de urologia, no centro cirúrgico.
Um trombo tumoral (invasão de células tumorais para dentro de um vaso sanguíneo) instalado na veia cava inferior – a maior veia do corpo – foi removido por técnica minimamente invasiva, pela equipe de vascular, conduzida por Dr. Christian Oliveira. Após essa etapa, o paciente seguiu para o centro cirúrgico para a retirada de um tumor grande, de 20 centímetros, que atingia o rim esquerdo, a adrenal (glândula do sistema endócrino, localizada acima de cada rim) e pressionava órgãos vitais.
Realizado no dia 6 de novembro, o procedimento cirúrgico evitou a necessidade de abrir a veia cava, reduzindo os riscos de morbimortalidade e garantindo uma recuperação mais segura para o paciente operado, o empresário Valmir Fontes Menezes, de 54 anos.
HC na vanguarda da medicina
Para o Dr. Christian Oliveira, o resultado do procedimento reafirma o papel do HC na inovação na saúde.

