HOSPITAL DE CIRURGIA REALIZA 1ª NEUROCIRURGIA DO BRASIL COM MAPEAMENTO DAS EMOÇÕES

14 de março de 2024, 14:38

Percussor e referência da Neurocirurgia em Sergipe, o Hospital de Cirurgia (HC), mais uma vez, fez história. A instituição hospitalar realizou pela primeira vez no Brasil um mapeamento das emoções – por meio de teste de inteligência artificial – durante neurocirurgia com paciente acordado, com o auxílio de equipe multidisciplinar (fonoaudiologia e psicologia). O autor do método inovador, o neurocirurgião espanhol Dr. Jesús Martín-Fernández, foi o responsável pela execução dos procedimentos cirúrgicos.


Pioneirismo na técnica 

Desde 2019, o Cirurgia executa a técnica da neurocirurgia com paciente acordado no âmbito do SUS, que, através de mapeamento durante a operação, localiza as áreas responsáveis pelo movimento, linguagem, visão, senso espacial, comportamento e emoções. Em 2022, o hospital inovou, mais uma vez, e fez pela primeira vez em Sergipe o método do paciente acordado com a participação de psicóloga e fonoaudióloga, que faz testes específicos antes, durante e pós-cirúrgico. E, agora, o HC realizou a metodologia internacional de mapeamento das emoções de Dr. Jesús Fernández.

No HC, o médico espanhol realizou nesta segunda e terça-feira, 11 e 12, duas neurocirurgias com paciente acordado para retirada de tumor cerebral com mapeamento das emoções – que duram mais de oito horas – juntamente com sua equipe espanhola (o neurocirurgião Dr. Pedro Péret del Rosario e a neuropsicóloga Natalia Navarro Peris). Eles já percorreram mais de 10 países pelo mundo, como França, Polônia, Argentina, Uruguai e Chile, para executar o método.