GRUPO PIO DÉCIMO – 70 ANOS

28 de maio de 2024, 13:49

A história do Grupo Pio Décimo teve início no dia 29 de maio de 1954, data da fundação do Ginásio Pio Décimo, com o Professor Joaquim Soares Lima, sendo, mais tarde, transferido para os senhores Jamisson de Amaral e o Coronel Víctor. Em 1967, enquanto passava pela Rua Estância, o Prof. José Sebastião dos Santos percebeu uma placa de “vende-se” no Ginásio. Naquele momento, a escola vivia uma séria crise financeira, enfrentando dificuldades graves e com apenas 90 alunos matriculados. Foi nesta oportunidade, então, que o Professor José Sebastião dos Santos, demonstrando toda sua visão empresarial, adquiriu a Instituição e iniciou uma bem-sucedida campanha com os moradores das imediações do Colégio, elevando, em poucos meses, o número de alunos para mais de 300 já no seu primeiro desfile de 7 de setembro daquele mesmo ano. A partir dessa data, o Grupo Pio Décimo começou a consolidar sua história de sucesso no Estado de Sergipe, sendo decisivo para o desenvolvimento da educação sergipana e para a formação de milhares de crianças, jovens e adultos em todos os níveis de ensino. Ao longo dos anos, do litoral ao sertão e pelas mãos do saudoso Professor Sebastião, o GPD ampliou a sua atuação em toda a região. Sua visão empreendedora começou a dar frutos ainda na década de 70, quando, em 25 de fevereiro de 1976, a Faculdade Pio Décimo conseguiu a autorização do Ministério da Educação para abrir o primeiro curso superior noturno em Sergipe, o de Pedagogia. Bem mais que uma realização pessoal, esta foi a concretização de uma revolução na oferta do ensino no Estado, possibilitando a milhares de sergipanos a oportunidade de conciliação entre trabalho e formação educacional de qualidade. Ainda no final da década de 90, o crescimento da Faculdade Pio Décimo sedimenta a chegada de novas graduações além da Pedagogia. É nesse momento que passam a ser ofertados cursos em outros segmentos, como Engenharia, Medicina Veterinária e Psicologia.


Com a ampliação dessa oferta, o campus Centro, até então sede da Faculdade, fica pequeno para a crescente quantidade de alunos e, novamente, provando sua capacidade empreendedora, o Prof. Sebastião inicia o projeto do novo e moderno campus da Instituição, na Avenida Tancredo Neves: o Campus Jabotiana. Ainda na década dos anos 2000, o processo de expansão institucional se acelera e surgem também outros cursos na Faculdade, como o de Direito e as licenciaturas em Letras – Português e Espanhol, e Química. É nessa fase também que a FPD consolida sua oferta de cursos de pós-graduação em áreas variadas do conhecimento, evidenciando ainda mais a premissa da educação de qualidade em Sergipe. Os anos seguintes confirmam a perspectiva de crescimento da Instituição e, com a continuidade do investimento na oferta de outras possibilidades de conhecimento, são inaugurados os cursos de Enfermagem e Fisioterapia como resposta aos anseios do mercado por profissionais bem preparados também nessas áreas. Já o Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos, CEPJSS, nasceu como uma escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, construída e fundada em agosto de 1985, visando o compromisso de formar cidadãos para o futuro através da educação de qualidade que agrega o conhecimento para além da sala de aula e dos conceitos básicos de educação, trabalhando o saber prático e social para que todos os alunos saiam preparados para as mais diversas situações e oportunidades.


 


O CEPJSS é mais uma prova do alcance da visão do Prof. Sebastião, pois, à época, a região onde a escola foi construída, na então Avenida Rio de Janeiro, era pouco povoada e causou estranhamento em muitos que não acreditaram no sucesso do projeto. Hoje, quase 39 anos depois, o CEPJSS segue firme em seu propósito, representando, cada vez mais, um importante catalisador do desenvolvimento do bairro e da cidade, e com uma história de várias gerações que têm em comum a passagem pelo Colégio. Mas não parou por aí. O Grupo continuou em expansão e, no ano de 2016, surgiu a Faculdade Pio Décimo de Canindé do São Francisco, integrada ao Grupo Pio Décimo, com o objetivo de transformar o ensino do interior sergipano e estados vizinhos através de uma educação pautada em qualidade, inovação e humanização. Com cursos excelentes de formação técnica e superior 100% presenciais, a Faculdade Pio Décimo de Canindé vem se consolidando como uma das principais instituições de ensino da Microrregião Sergipana do Alto Sertão, agregando alunos de várias cidades sergipanas, baianas e alagoanas às margens do Rio São Francisco.


 


A Faculdade no sertão foi também a realização de um sonho do fundador do Grupo Pio Décimo, um apaixonado pela educação que tinha como meta levar o conhecimento e oportunidades através do estudo para os quatro cantos do estado de Sergipe. Colocando em prática esse sonho, ele expandiu sua realização para todos o país. Em 2024, já sem sua presença física, mas seguindo o exemplo do grande educador que alavancou o desenvolvimento de todo o Grupo, o Grupo Pio Décimo celebra o fundamental marco de 70 anos de história, uma importante data para ratificar o seu compromisso com o verdadeiro educar, trazendo toda a experiência de décadas como bagagem e, principalmente, vislumbrando um futuro ainda mais grandioso. E assim, segue vivo e crescente o legado do Professor José Sebastião dos Santos, um sonho idealizado por ele e realizado a várias mãos. Para comemorar esta data gloriosa, celebraremos uma missa em ação de graças, seguida de uma apresentação breve da Banda Marcial do Colégio Pio Décimo onde tudo começou. Mais um marco para o nosso futuro, imaginando as conquistas dos próximos 70 anos, com a certeza de que já estamos vivendo no amanhã.