FUNCAP PARTICIPA DA ABERTURA DA VI FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE GLÓRIA COM DEBATE SOBRE PNAB E AVANÇOS NA CULTURA
A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) esteve presente na abertura da VI Festa Literária Internacional de Glória (Flig), realizada na noite de terça, 26, no auditório do Senac, em Nossa Senhora da Glória. A programação de abertura contou com a conferência “A PNAB e os avanços na cultura”, que reuniu autoridades, gestores, agentes culturais e o público em geral para discutir os impactos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e os seus reflexos no cenário cultural brasileiro.
Representando o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard, ressaltou o compromisso da instituição com as políticas públicas culturais em Sergipe. “A Festa Literária de Glória, no alto sertão sergipano, já se consolida como um dos maiores eventos culturais da região, reunindo literatura, arte e história em um mesmo espaço. A presença da Funcap, mais uma vez, reafirma o apoio à cultura sergipana e à valorização dos nossos fazedores de cultura. Estar aqui é prestigiar não apenas um evento, mas todo um movimento que impulsiona a diversidade e a identidade cultural do nosso estado”, destacou.
O debate também discorreu sobre inclusão e acessibilidade, com a participação de Ivan Baron, embaixador da política anticapacitista no Ministério da Educação (MEC), que apresentou reflexões sobre democratização do acesso à cultura e equidade. “É uma alegria imensa participar de um evento como este, que não apenas celebra a cultura, mas reafirma o compromisso com a inclusão e com uma sociedade em que todas as pessoas possam se sentir representadas. Sei que promover cultura em nosso país não é uma tarefa simples, mas é possível, e cada passo dado nessa direção faz diferença. Estar hoje, pela primeira vez, em Glória, é uma oportunidade de somar forças nessa luta e reforçar a defesa da equidade”, reforçou.
Para o diretor de Projetos da Flig, Lucas Lamonier, o encontro reafirma a relevância da PNAB como instrumento de valorização da diversidade cultural brasileira. “A Festa Literária de Glória é um espaço multicultural que acolhe não apenas a literatura, mas também todas as vozes culturais — a dança, a música, o teatro e tantas outras expressões que se encontram em um grande colegiado de arte. A Funcap, mais uma vez, está presente conosco, não apenas por meio dos editais da PNAB, mas também com incentivo, apoio institucional e a disponibilidade em caminhar ao nosso lado nessa celebração da cultura”, ressaltou.
O evento contou ainda com a participação do professor e historiador Dênio Azevedo, que ampliou as reflexões sobre os desafios e perspectivas da política cultural no país.“Estar na Flig, em uma mesa composta por pessoas diretamente ligadas à Política Nacional Aldir Blanc, é de grande importância. Discutimos os investimentos já realizados em Sergipe e os que ainda estão em andamento, percebendo como esses recursos fortalecem as práticas culturais no estado. Também reforçamos a necessidade de dar continuidade a esses avanços, garantindo estímulo por meio de editais e seleções que assegurem o fortalecimento das diversas expressões culturais”, destacou. Foto Laura Marcelino.