EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘DIVERCIDADE: A ARTE DO [IN]VISÍVEL’ CHEGA AO RIOMAR ARACAJU

28 de agosto de 2024, 14:16

Mostra faz parte do Conexão Juventude 2024, que traz como temas a inclusão e diversidade

 

A partir do dia 30 de agosto, o RioMar Aracaju será cenário da exposição fotográfica ‘DiverCidade: A Arte do Cotidiano [In]visível’. A mostra é o resultado da Oficina de Fotografia e Audiovisual ‘Lentes: Olhares da Cidade’, um dos cursos de férias promovidos pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) durante o mês de julho. Sob a orientação do fotógrafo Vitor Cruz e do realizador audiovisual e também fotógrafo Marcel Magalhaez, a oficina proporcionou aos participantes uma imersão tanto em teoria quanto em prática fotográfica, com atividades realizadas no Centro de Aracaju.

 

O projeto também incentivou os jovens a observarem com um olhar mais atento e sensível os bairros onde vivem ou por onde transitam diariamente. A partir dessa perspectiva, os participantes capturaram a arte nas diversas facetas do cotidiano, resultando em imagens que provocam reflexões sobre a cidade, seus acessos, negações, e o valor histórico e cultural do espaço urbano. A exposição destaca a relação dos novos fotógrafos com a cidade, explorando temas como pertencimento e participação no tecido social dessa ‘DiverCidade’.

 

A exposição é uma das atividades do Conexão Juventude 2024, que neste ano traz como tema a união de dois elementos marcantes e relevantes para as juventudes espalhadas nos Institutos JCPM: diversidade e inclusão. Esta fusão trouxe um conceito que dialoga sobre as cidades ocupadas por essa juventude, suas perspectivas religiosas, orientação sexual, bagagem e tradição cultural, traços genéticos, entre outros.

 

Aberta ao público em geral, das 10h às 22h, no Piso L1, próximo à Kalunga, a mostra é um convite à reflexão e à apreciação do cotidiano urbano, pelas lentes dos jovens do IJCPM Aracaju, entre eles: Fhelipe Matos, Guiga Reis, Analua, Pedro Amorim, Helena Maria, Vitória Sales, Karolaine DNE, Letícia Tavares, José Gabriel e Kayline Carvalho. Foto. Ana Lua