EM PARCERIA COM A REDE DE LEITURA INCLUSIVA DE SERGIPE, O ESPAÇO BEM VIVER RIOMAR APRESENTA "MOSTRA DE LIVROS ACESSÍVEIS E LEITURAS"
A Ação gratuita acontecerá de 21 a 25 deste mês e irá promover atividades com acessibilidade comunicacional, como audiodescrição, legenda e Libras_
Com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao livro e à leitura para as pessoas com deficiência visual e toda diversidade humana, a Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, em parceria com o RioMar Aracaju e o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Responsabilidade Social – IJCPM –, realiza a “Mostra de Livros Acessíveis e Leituras”, de 21 a 25 de setembro.
Serão cinco dias de diálogo e vivências literárias inclusivas, a exemplo de contação de histórias, roda de leitura, bate papo “Eu leitor”, dicas para uma comunicação acessível, exposição de livros acessíveis, recital poético, troca e doação de livros e relatos de experiências de acesso à leitura. Além disso, o público em geral poderá participar de vivências sensoriais de orientação e mobilidade.
Todas as atividades irão utilizar ferramentas que possibilitem acessibilidade comunicacional, como a audiodescrição, legenda e Libras. Durante o evento, será veiculada nas plataformas digitais da Rede a série de vinhetas “Multiformatos de Livros e Leituras”, produzida pelos redeiros. Também será implantado o acervo virtual de Tecnologias Assistivas Facilitadoras da Leitura, protagonizadas por pessoas com deficiência, à disposição no canal do YouTube da RELISE.
A iniciativa conta com a parceria do RioMar Aracaju e IJCPM, Livraria Escariz e Fundação Dorina Nowill para Cegos. O evento acontecerá no Espaço Bem Viver RioMar, localizado no primeiro piso (L1), ao lado do restaurante Madero. De quarta a sábado, o evento irá funcionar das 10h às 22h. Já no domingo, último dia da Mostra, será das 14h às 21h. O acesso às atividades será gratuito.
*Sobre a Rede*
A Rede Nacional de Leitura Inclusiva implantada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos já abrange todos os estados brasileiros, congregando diversas organizações e pessoas comprometidas em oportunizar e ampliar o acesso ao livro e a leitura para e demais deficiências.
Em Sergipe, a Rede passou a atuar em 14 de outubro de 2015 e coube ao Iluminar - Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, associação civil, sem fins lucrativos, promover a mobilização dessas organizações e instalar o grupo de trabalho no Estado. A Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe conta com o apoio de vários integrantes entre organizações públicas, privadas e não governamentais que apoiam os projetos e trabalhos de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão.