CELSE PRESERVA A HISTÓRIA E CULTURA DE SERGIPE COM REFORMA DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO

25 de janeiro de 2019, 14:36

Espaço foi totalmente revitalizado e será reinaugurado na próxima segunda-feira, 28, às 17h.


Uma revitalização para fortalecer a memória, preservar a cultura e a história de Sergipe. Esse foi o objetivo principal da reforma do Palácio Carvalho Neto, que abriga o Arquivo Público de Sergipe, localizado na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, e que será reinaugurado na próxima segunda-feira, 18, às 17h.


A iniciativa promovida pela CELSE – Centrais Elétricas de Sergipe é fruto de uma parceria com o governo do Estado, e visa a preservação de prédios públicos e históricos como esse, construído em 1936, para abrigar a então ‘Biblioteca Pública e a Secção do Arquivo Público’. O gigantesco arquivo teve sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgava conveniente, além de notícias importantes.


A ordem de serviço para a recuperação do espaço foi autorizada em março do ano passado, sendo que os recursos para a execução da obra foram aportados de forma voluntária pela CELSE, contemplando também as reformas da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Teatro Tobias Barreto – TTB, que está com 60% dos serviços executados. Fachada foi reformada nas cores originais do prédio inaugurado em 1936.