CASA D’ARTE É INAUGURADA NO RIOMAR ARACAJU COMO ESPAÇO DE CELEBRAÇÃO À SERGIPANIDADE

24 de outubro de 2024, 14:06

 


Projeto tem à frente Adriana Hagenbeck, Givaldo Barbosa, Josy Mendonça, Laura Estrela, Leila Duarte e Rejane Schultz e visa contribuir com o fortalecimento da cultura local

 

O RioMar Aracaju acaba de receber a Casa D'Arte, um espaço que traz como proposta a missão de celebrar a sergipanidade e valorizar a promoção das artes locais. O projeto foi inicialmente concebido para homenagear a rica história e identidade cultural de Sergipe, mas visando se tornar um marco permanente de apoio à produção artística e ao estímulo à criatividade. O espaço está localizado no piso L2, em frente à Camicado.


A iniciativa nasceu do desejo de seis artistas sergipanos, reconhecidos em suas áreas de atuação, de criar um ambiente onde a arte e a sergipanidade estivessem sempre em evidência. Juntos, Adriana Hagenbeck, Givaldo Barbosa, Josy Mendonça, Laura Estrela, Leila Duarte e Rejane Schultz estão à frente do projeto, que chega para elevar toda nossa história e fazer crescer o amor pela cultura.


Dia da Sergipanidade

Nesta quinta-feira, 24 de outubro, data em que se celebra o Dia da Sergipanidade, a Casa irá promover exposições, oficinas de pintura e rodas de conversa, com a proposta de reunir artistas, entusiastas e o público em geral. As oficinas de pintura, em cerâmica e papel canson, serão gratuitas e com vagas para 50 participantes (25 vagas para cada oficina), contará com desenhos de Leila Duarte e placas de cerâmica confeccionadas por Josy Mendonça. O cliente poderá soltar a imaginação para colorir desenhos com símbolos que representam a sergipanidade e terá direito de levar sua criação para casa. A oficina será realizada das 15h às 20h.

Além da programação voltada para o Dia da Sergipanidade, o espaço deverá abrigar iniciativas ao longo de todo o ano, reforçando a missão de promover o diálogo entre a tradição e a modernidade na arte sergipana. O projeto, assim, vai além da simples homenagem, se consolidando como uma plataforma de fortalecimento da cultura local.