BATISTÃO COMPLETA 54 ANOS DE HISTÓRIA E CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE SERGIPANO

03 de julho de 2023, 17:21

Ao longo dos anos, o Estádio Estadual Lourival Baptista, conhecido popularmente como Arena Batistão, se tornou um marco no esporte sergipano. Neste mês de julho, o Batistão completa 54 anos de história e, para celebrar a data, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer e da Federação Sergipana de Futebol, realizará no próximo domingo, 9, jogos festivos, premiações e homenagens aos atletas, times, federações e cronistas que fazem parte dessa história. 


A festa dos 54 anos do Batistão começará às 8h30, com uma partida de futebol entre as atletas do Estanciano, único time que representou o estado no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, na Série A3, e o time da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), seccional Sergipe. Em seguida, às 10h30, haverá uma partida amistosa entre ex-atletas do futebol sergipano da capital e do interior.


O evento também pretende reunir grandes estrelas do futebol sergipano, os representantes dos times de futebol do estado, representantes das federações, cronistas e o público em geral para celebrar os 54 anos de existência do Batistão e homenagear as pessoas que fazem parte da história do estádio. Os ingressos serão trocados, no mesmo dia e local do evento, por 1kg de alimento não perecível, que serão doados ao Sindicato dos Ex-Jogadores de Futebol de Sergipe.


A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, promete uma grande festa para comemorar o aniversário do Batistão


História


Os registros históricos marcam a inauguração do Estádio Estadual Lourival Baptista no dia 9 de julho de 1969, com uma partida entre a Seleção Brasileira de Futebol e um time formado por atletas sergipanos. Desde então, o Batistão já foi palco de grandes jogos de futebol, incluindo amistosos da Seleção Brasileira de Futebol masculino, além de outros eventos esportivos e culturais. Na Copa do Mundo de 2014, a Arena Batistão foi o Centro de Treinamento da Seleção da Grécia. Atualmente, o Batistão é administrado pelo ex-árbitro de futebol, Sidrack Marinho, que o considera como berço do esporte sergipano.


Foto: Arthuro Paganini