ABERTURA DO 51º SIMPÓSIO DO ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS HOMENAGEIA O LEGADO DO SÃO GONÇALO E ESTUDOS DA FOLKCOMUNICAÇÃO

09 de janeiro de 2026, 11:47

Com quatro dias de programação, o Simpósio promove o diálogo entre o saber acadêmico e as expressões culturais tradicionais


O 51º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, evento realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com organização do Conselho Estadual de Cultura, apoio do Banese e parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), teve sua abertura na noite desta quarta-feira, 7, no Auditório da UFS – Campus Laranjeiras.


Ao longo de quatro dias, o evento combina análise acadêmica e experiência prática das tradições culturais. A programação está estruturada em conferências, mesas temáticas, pocket shows, exibição de documentários, apresentações culturais e diálogos diretos com mestres da cultura popular, que compartilham suas vivências nas manifestações tradicionais e os processos de perpetuação desses saberes entre gerações.


Homenagem

Nesta edição, o eixo temático é “Folkcomunicação: É de ponta de pé, é de calcanhar”, que reconhece as manifestações populares como formas legítimas de comunicação e produção de conhecimento. Com essa temática, o 51º Simpósio presta homenagem ao Grupo Cultural São Gonçalo, expressão tradicional que integra o patrimônio cultural sergipano e marca a identidade do município de Laranjeiras e do estado. O grupo combina religiosidade e cultura popular por meio da dança e do canto das jornadas. Trazida de Portugal, a tradição incorporou influências afro-brasileiras e mantém uma forte liderança comunitária, com sete patrões desde 1976.


Na abertura da programação, estiveram presentes secretários, gestores culturais e mestres da cultura popular. 

Representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, o vice-governador do estado e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, ressaltou a integração entre secretarias e instituições para a realização do evento.

O secretário especial da Cultura de Sergipe, Valadares Filho, o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o secretário de cultura de Laranjeiras, Leomax Célio, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard, e o secretário de cultura de Laranjeiras, Leomax Célio, que destacou a importância da parceria com o Governo de Sergipe para a realização do evento e o fortalecimento da identidade cultural local.


Folkcomunicação

Na sequência, foi realizada a conferência de abertura com o tema “É de ponta de pé, é de calcanhar: o legado de Luiz Antônio Barreto na Folkcomunicação”, destacando a trajetória e a contribuição do folclorista para a formação da identidade cultural de Sergipe. A mesa ressaltou seu papel como incentivador e figura central na realização da primeira edição do evento, além de sua homenagem na histórica edição de 50 anos.

A primeira mesa foi apresentada pelo folclorista e pesquisador da folkcomunicação Osvaldo Trigueiro e mediada por Jorge Carvalho do Nascimento. Em 2026, o tema “Folkcomunicação” destaca a importância das expressões nascidas do povo como alicerces da memória, da criatividade e da resistência cultural.

A programação cultural marcou também com apresentações do São Gonçalo Mirim, Cacumbi Mirim e pocket shows de Ópera do Milho, Anne Carol e Ciel Santos.

Foto: Julia Rodrigues