Após 10 anos, transplante de rim acontece nesta quinta (5) em Sergipe
O paciente que receberá o novo rim é residente de Aracaju; cirurgia acontece no HU
A primeira cirurgia de transplante renal, realizada por um hospital público em Sergipe, em 10 anos, acontece na manhã desta quinta-feira (6), no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe. É o primeiro procedimento desse tipo a ser realizado depois de dez anos, conforme informou o F5 News.
A técnica de enfermagem Josiene Hora, num ato de solidariedade, vai doar seu rim para o próprio marido, o servidor público Luiz de Gonzaga. Ele passa pelo processo de hemodiálise - filtragem do sangue a partir de uma máquina - há um ano e faz o tratamento com medicamentos desde 2001. Os dois são residentes de Aracaju.
Também nesta quinta, pela tarde, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) fará uma entrevista coletiva para falar sobre a realização do procedimento. Estarão presentes toda a equipe envolvida no transplante e representantes do Hospital Albert Einstein e das secretarias de Saúde de Aracaju e de Sergipe.
Na sexta (7), mais um transplante renal será realizado. Desta vez, o paciente será um aposentado de 59 anos, de acordo Central de Transplantes de Órgão e Tecidos.
Hoje, em Sergipe, cerca de 1.500 pessoas fazem alguma modalidade de diálise, sendo que pelo menos metade delas precisa do transplante renal.
FONTE: F5 NEWS