INVENTÁRIO DE ARBORIZAÇÃO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL DE ARACAJU

21 de julho de 2022, 08:14

Com intuito de melhorar o planejamento e a requalificação da arborização da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), desenvolveu um sistema online capaz de garantir dados mais específicos sobre a arborização da cidade. O Inventário de Arborização Urbana é um subprojeto do programa Aracaju Mais Verde, que faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

Nos últimos anos, o conceito de sustentabilidade tem sido alastrado com intensidade para destacar a importância de garantir um futuro melhor para as próximas gerações. E esse conceito também tem norteado as ações municipais, como o Inventário de Arborização.

Esse sistema realiza um mapeamento geral das árvores da cidade, faz o cálculo de índices de áreas verdes do município, com o levantamento do quantitativo de árvores existentes e seu déficit de arborização. Com isso, será possível saber quantas árvores deverão ser produzidas e quantas precisam ser plantadas ou substituídas devido à debilidade em que se encontram. Essas informações são sistematizadas em um banco de dados e poderão ser trabalhadas ao longo de 10 a 20 anos.


Nome das espécies (identificação do nome popular e científico), registro fotográfico, localização geográfica e as informações voltadas às características fitossanitárias, que indiquem a condição geral da árvore (necessidade de podas ou sua substituição), são alguns dos dados levantados em campo. Foto André Moreira.