DIA MUNDIAL DA ÁGUA E DEFESO DO CARANGUEJO-UÇÁ

19 de Março de 2019, 08:49

Em alusão à data, RioMar Aracaju promove ações de conscientização sobre as questões da água e o período do defeso do caranguejo-uçá


Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o RioMar Aracaju, em parceria com o Ibama e a Sema, promove ações voltadas para o público infantil de diversas instituições sociais e escolas públicas.


Em alusão à data, o evento chamará a atenção da criançada sobre a importância do respeito ao período do defeso do caranguejo-uçá e à questão da poluição das águas.


De forma lúdica, todas as ações irão acontecer nos dias 20, 21 e 22 de março, das 8h às 12h, no Teatro Encantado, localizado no segundo piso, próximo à loja Ricardo Almeida. Por lá, os alunos terão a oportunidade de interagir com o Uçazinho, personagem que irá protagonizar o evento; ouvir contação de histórias; conhecer as ações do Ibama; apreciar exposições da fauna presente no Ecossistema Manguezal com o Sesc e Mamíferos Aquáticos.


A peça será encenada pelo Grupo Teatral da Secretaria de Meio Ambiente, que irá apresentar o espetáculo ‘Uçazinho’, às 8 horas. No palco, os atores irão mostrar o porquê da necessidade de mudarmos nossa visão sobre a água, o bem mais precioso que o homem possui sobre o planeta, ameaçado pela constante ação nociva do homem sobre a natureza.


O período do defeso do caranguejo-uçá é fundamental para a manutenção da espécie. Durante essa época ocorre a andada, que é o período onde os caranguejos (machos e fêmeas) saem das tocas e circulam pelo manguezal para acasalar e liberação de ovos.


Em Sergipe, o defeso acontece durante duas semanas de cada mês, desde o dia 6 de janeiro, com término no dia 26 deste mês de março. Durante o defeso, a comercialização só é permitida para os produtos já em estoque, ficando proibida a captura do crustáceo.


Em caso de descumprimento da norma, o responsável poderá ser multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).