ARTISTAS E PÚBLICO COMEMORAM CONTINUIDADE DA PROGRAMAÇÃO DA VILA DO FORRÓ

04 de julho de 2025, 18:13

No "país do forró", o ciclo junino vai muito além do mês de junho. Nesta quarta-feira, 2, a Vila do Forró, na Orla de Atalaia, em Aracaju, seguiu com programação gratuita voltada para toda a família, mantendo todos os espaços que foram sucesso no mês anterior: Teatro, Coreto da Eneva e Barracão da Sergipe. Com nove atrações por noite, a continuidade das atividades é positiva para os artistas da terra e também para os sergipanos e visitantes que conhecem mais das tradições e multilinguagens do estado. O evento é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).


No Coreto da Eneva, que agora conta com três apresentações voltadas para o forró tradicional pé de serra, com artistas de longa trajetória, se apresentaram: Trio Gamelêra, Os Cabra da Peste e Rubão.


De Sergipe, Luciano Gamelêra se apresentou pela última vez na Vila em 2007. Depois se mudou para São Paulo, e agora retorna à sua terra natal para fazer o que ama: cantar forró. “Eu acho muito importante trazer o forró pé de serra para cá, valorizando sempre os artistas locais. Isso abre portas para muitos artistas que estão chegando e precisam desse espaço. A festa é maravilhosa, eu achei incrível abrir a programação aqui no Coreto”, contou.


No Teatro, aconteceram apresentações dos espetáculos para toda a família: ‘Andarilhos’, do Circo Rueda, com uma performance que trouxe a alegria circense e muitas brincadeiras para o público; e ‘Eu Vim Para Brincar’, do grupo de dança Sutaques de Casa, em uma homenagem às danças populares da cultura sergipana.


As peripécias do espetáculo do Circo Rueda foram adaptadas para o contexto junino. Da Venezuela, essa é a segunda apresentação dos palhaços Luperta e Vermelho no espaço teatral. “Junho foi lindo e voltamos em julho. Estamos muito gratos por nos apresentar nesse palco tão lindo, em uma festa que é tão importante para o Nordeste. Nós viajamos pelo mundo e encontramos em Sergipe o melhor São João do mundo”, afirmaram os palhaços.


No Barracão da Sergipe, foi apresentada toda a diversidade do forró sergipano, com shows dos artistas Piterson, Tatuá, o Mensageiro do Forró e Jean Pressão, além da quadrilha Pisa na Brasa, do município de Indiaroba, no litoral sul do estado, que tem mais de 35 anos de tradição.


O artista Piterson, que abriu a programação do Barracão, destacou que o espaço gera mais visibilidade e reconhecimento junto ao público. “Com certeza, para nós, artistas da terra, é um momento de mostrar às pessoas aquilo que a gente trabalha o ano todo, e agradecemos muito por esse espaço, por essa realização, que recebe tantos turistas e sergipanos”, ressaltou.

Vila do Forró


A Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e do Banese, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da Energisa, Aperipê TV, Netiz, TV Atalaia, Prefeitura de Aracaju, FM Sergipe e TV Sergipe; e com o patrocínio da Eneva, Iguá Saneamento, Maratá, GBarbosa, Sergas, Deso, Pisolar, Celi Engenharia, Rede Primavera Saúde, SEGV e Indra. Foto: Marco Ferro