ALIANÇA FRANCESA PROMOVE O “14 JUILLET” EM ARACAJU

11 de Julho de 2019, 14:27

A Aliança Francesa irá comemorar o “14 juillet” com o apoio da FUNCAP e FUNCAJU, no próximo dia 12 de julho, a partir das 16 horas, no Centro de Criatividade, situado no Bairro Getúlio Vargas.


Na França, o “quatorze juillet” é um feriado nacional, conhecido formalmente como Festa da Federação, e as comemorações  consistem em grandes celebrações e paradas militares por todo o país, com destaque para o desfile militar da Champs-Élysées de Paris, e também pela realização de festas populares e o seu baile popular em cada localidade com fogos de artifício. Em 14 de julho de 1789, ocorreu a Tomada da Bastilha, fortaleza medieval utilizada como prisão, considerada como um dos símbolos da revolução francesa, tornando-se um ícone na França.


Aqui em Aracaju, será realizada a comemoração com uma diversificada programação, contando inicialmente com palestras sobre o que representa o 14 juillet para os franceses, por Blandini Farnet, e a poesia francesa de Sérgio Milliet por Valter Pinheiro. Na sequência ocorrerá uma mesa redonda com a participação dos professores Verônica Nunes, Germana Araújo, Vladimir Mota e Cristhine Arndt, sobre as obras de Horácio Hora, Candido de Faria e Diderot, ao final do evento haverá exposição.


Será feito o lançamento do edital do Festival da Canção Aliança Francesa 2019, que pela segunda vez, Aracaju irá sediar a etapa regional Nordeste, com o objetivo de promover a música contemporânea francófona. Haverá também a entrega pela FUNCAP dos DVDs aos 12 finalistas da etapa regional do Festival do ano de 2018.  O evento terá entrada franca ao público, e os presentes poderão participar do sorteio de uma bolsa de estudos na Aliança Francesa.