Unidade de Polícia da Caatinga é inaugurada em Porto da Folha

07 de Fevereiro de 2018, 11:45

Na tarde desta última quarta-feira (07), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, inaugurou a base avançada da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), localizada no Povoado Vaca Serrada, no município de Porto da Folha. O vice-governador Belivaldo Chagas destacou a importância desse novo investimento na Segurança Pública e no Alto Sertão sergipano.

\r\n\r\n

“Foi uma reinvindicação feita pela população e o governador Jackson Barreto e o secretário de Segurança Pública não mediram esforços, e juntamente com a Polícia Militar fizeram o que tinha que ser feito. O importante é que estamos aqui para poder entregar para a população de toda região, que vai se sentir muito mais segura com a presença da Companhia de Policiamento da Caatinga. E a presença da Ciopac em Glória e em Vaca Serrada, diminui o tempo de atendimento quando for acionada, e com isso, a Polícia da Caatinga irá se deslocar com mais agilidade ao local que estiver ocorrendo algum problema”, comentou Belivaldo Chagas.

\r\n\r\n

Para sua implantação, o imóvel, inaugurado em 2008 pelo governador Marcelo Déda, volta a receber um destacamento policial. Para tanto, suas instalações foram completamente reformadas, alcançando o investimento de R$ 220 mil. A nova unidade atuará em complemento à base administrativa e operacional da Companhia, situada em Nossa Senhora da Glória. Com a base avançada, a Ciopac tem como objetivo diminuir o tempo de resposta nos acionamentos e no patrulhamento das cidades que fazem parte do Alto Sertão Sergipano, como Monte Alegre, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé de São Francisco.

\r\n\r\n

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, destaca os investimentos realizados pelo governo do Estado. “As cidades do sertão estão recebendo de volta a Companhia da Caatinga com equipamentos novos, inclusive, com rádio digital. O governo de Sergipe investiu mais de R$ 26 milhões nesses equipamentos. Desejamos que com todos esses investimentos e ações, o povo do sertão se sinta mais seguro”.

\r\n\r\n

O comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Marcony Cabral, parabenizou a população de Porto da Folha e os policiais da Caatinga pelo grande momento com a volta da unidade. “Esse momento é muito especial, pois a população sabe que a Caatinga nasceu aqui, esse é o berço da Caatinga. E o governo de Sergipe não iria abandonar a população, bem como o secretário João Eloy - que é o nosso comandante maior da Segurança -, que fez com que a segurança hoje fosse prioridade. Então, hoje nós temos um Médio e Alto sertão atendidos por policiais que trabalham com vontade e eles serão sempre os guardiões dessa região”, ressaltou Cabral em seu discurso.

\r\n\r\n

Ciopac

\r\n\r\n

A Companhia Independente de Operações Policiais em área de Caatinga (Ciopac) foi criada em 16 de maio de 2008, como Pelotão Especial da Caatinga. Inicialmente sua sede foi em Porto da Folha, e em 2015 foi transferida para Nossa Senhora da Glória. Em 2017, com a Portaria Administrativa nº 007/2017-GCG, passou a atual denominação.

\r\n\r\n

A Ciopac está subordinada diretamente ao Comando de Policiamento Militar do Interior. Para integrar a Companhia, o militar precisa fazer o Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga (Copac). A Companhia utiliza viaturas e incursões a pé pela caatinga e atua diuturnamente nas áreas rurais e urbanas que compreendem o Alto e Médio Sertão sergipano, abrangendo 14 municípios: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Feira Nova, Carira, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Nossa Senhora das Dores e Aquidabã.

\r\n\r\n

Para o comandante da Ciopac, o capitão Manoel Oliveira, a população é a maior beneficiada com a nova unidade. “Esse investimento demonstra que a Caatinga está crescendo e quem ganha é a população. Em Gllória,permanecerá a base administrativa 01, que atenderá as cidades do médio sertão como Carira, Feira Nova, Cumbe e demais, e aqui ficará a base avançada 02, que atenderá as demandas das cidades do alto sertão como Monte Alegre, Porto da folha, Poço Redondo e Gararu. Parabenizo a população por essa conquista, visto que também realizamos um curso recentemente e preparamos novos policiais”.

\r\n\r\n

Presenças

\r\n\r\n

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade de inauguração, entre elas: o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Luciano Bispo; o deputado estadual Capitão Samuel; o prefeito de Porto da Folha, Miguel de Dr. Marcos; o prefeito de Glória, Chico do Correio; a prefeita de Monte Alegre, Nena de Luciano; o prefeito de Canindé, Ednaldo da Farmácia; o superintendente executivo da Segurança Pública, Coronel Andrade; o comandante do Policiamento Militar no Interior, Coronel Eliziel Rodrigues; representando o secretário Valmor Barbosa, a superintendente executiva da Seinfra, Débora Dias; o presidente da Cehop, Caetano Quaranta; o secretário de Estado da Comunicação Social, Sales Neto; o diretor-presidente da Fundação Aperipê, Givaldo Ricardo; o secretário de Estado da Justiça, Cristiano Barreto; o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola; a delegada geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa, demais delegados do interior, bem como ex-prefeitos das regiões vizinhas e vereadores de Porto da Folha.

\r\n