Prefeitura atua em revitalização da Beira Mar

24 de Setembro de 2015, 08:09

Visando garantir bem-estar e segurança para a população a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando uma verdadeira revitalização na avenida Beira-Mar. Está sendo feita a limpeza da vegetação próxima aos mangues e ciclovias da Av. Antonio Alves até a Av. Beira-Mar, pintura do meio-fio, reforma e pintura dos bancos e aparelhos de ginástica, recuperação da rede asfáltica, além da mudança na iluminação pública.

\r\n\r\n

As equipes da Emsurb e Emurb trabalham divididas em setores onde realizam serviço de varrição, recolhimento de entulho e lixo, poda, roçagem, gadanhamento e capinação, além da recuperação asfáltica e de drenagem. São usadas por dia 16 toneladas de asfalto na intenção de recuperação de asfalto e drenagem. Entre as ações está a revitalização da praça Alcebíades Paes, próximo ao Palácio de Veraneio. 

\r\n\r\n

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) irá realizar o plantio de novas árvores nos locais necessários, dando uma nova cara à avenida, que é uma das principais da cidade.

\r\n\r\n

O trânsito é levado em consideração para o fluxo de trabalho. Para não atrapalhar a fluidez do trânsito a recuperação asfáltica e de drenagem é feita nos sentidos onde há um menor fluxo de veículos em determinados turnos. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também irá realizar a pintura das faixas de pedestres da vias com o fundo azul, medida que tem se mostrado eficiente em outros pontos da cidade.

\r\n\r\n

Iluminação

\r\n\r\n

A Prefeitura também está realizando a substituição das luminárias convencionais de lâmpadas de vapor de sódio de 400W, por lâmpadas de LED  de 200W. Com o investimento de 1 milhão e 650 mil reais, a medida é benéfica tanto para a economia, quando para a qualidade da iluminação. Ao todo serão substituídos 101 postes, totalizando 724 lâmpadas.

\r\n\r\n

População

\r\n\r\n

O início dos trabalhos já está agradando a população. Para Gilberto Nascimento o local já está ganhando uma nova cara. "Com a limpeza o espaço fica muito mais bonito, e torna-se possível visualizar o canteiro que antes ficava encoberto. Quando as coisas estão limpas você se sente mais a vontade para poder desfrutar tudo de bonito que a cidade oferece", descreve Gilberto.

\r\n\r\n

O senhor Edmilson Gurgel, que passa muito pelo local, conta que a vegetação é muito importante, mas sem a limpeza acaba atrapalhando. "A limpeza da vegetação é essencial já que os galhos quando caem ficam sujando o ambiente. Atrapalha até quem passa nas ciclovias, mas agora vai melhorar", explica ela.

\r\n\r\n

Segundo Jucivania Teles as ações ajudam bastante a população. "Sem dúvida é importante e todos saem ganhando, pois dá uma maior segurança, já que pessoas mal intencionadas podem se esconder atrás da vegetação, e os motoristas têm vias melhores para transitar", salienta Jucivania.

\r\n\r\n

Solicitação

\r\n\r\n

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da empresa no Twitter (@emurb) e no Facebook.

\r\n