Por que há tantos países torcendo para o Brasil na Copa do Mundo da Rússia

06 de Julho de 2018, 10:37

Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho durante jogo do Brasil na Copa do Mundo da Rússia


Philippe Coutinho, Neymar e Paulinho: Brasil enfrenta Bélgica pelas quartas de final da Copa do Mundo e torcida pela vitória se espalha pelo planeta (Dylan Martinez/Reuters)


São Paulo – Enquanto o Brasil se prepara para entrar em campo contra a Bélgicapelas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, a torcida pela seleção canarinho se espalha para além das fronteiras brasileiras. E essas demonstrações de apoio global à equipe liderada pelo técnico Tite são o exemplo mais claro de como o futebol desempenha um papel importante para moldar a imagem do Brasil no exterior — uma imagem que vai muito além do esporte. Num momento em que o país está manchado pelos escândalos de corrupção, a violência e a grave crise econômica, o apoio à seleção ajuda a chamar a atenção para os aspectos positivos do país.


Ao mesmo tempo que desperta simpatia pelo Brasil, a seleção leva alegria até aos povos afetados por guerras ou situações econômicas difíceis. Um exemplo é a Síria, país assolado por uma guerra civil que já dura sete anos. Nas redes sociais, vídeos publicados na última semana mostram demonstrações de apoio à seleção canarinho em diversas cidades do país. Cenas de carreatas, buzinaços e bandeiras do Brasil se tornaram comuns nas ruas, distraindo, ainda que por um instante, a população síria do sofrimento diário do conflito.