PLS de Maria do Carmo será apreciada pela Comissão de Educação

10 de Julho de 2018, 08:38

No final da manhã desta terça-feira (10), a Comissão de Educação (CE) aprecia Projeto de Lei do Senado (PLS 360/2017), de autoria da senadora Maria do Carmo (DEM-SE), que torna a União responsável pela promoção de feiras de ciências e tecnologia em escolas públicas de ensino médio.


O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 1996) e é terminativo na Comissão de Educação. Caso aprovado, pode seguir direto para a Câmara dos Deputados se não houver recurso para votação no Plenário do Senado. “As feiras são importantes para o enriquecimento intelectual e cultural dos alunos e da própria comunidade”, afirmou Maria do Carmo.


Pela proposta, a organização desses eventos será feita em parceria com os Estados e com o Distrito Federal e deverá ocorrer todos os anos. Segundo a autora, “Para os estados e para os municípios fica muito caro fazer uma feira dessa. É importante para os alunos mostrarem seus produtos, para a comunidade possa conhecer o que essa garotada está fazendo. Então, os alunos e a comunidade juntos vão lucrar muito com isso”, justificou a senadora sergipana.


O relator na CE, senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirma que o projeto auxilia a dinamizar o ensino de ciências no Brasil e aproveita os espaços didático-pedagógicos para desenvolver nos estudantes não somente o gosto pelo método científico como também competências fundamentais para o trabalho, ligadas à inovação e ao senso crítico.“Nesse contexto, as feiras de ciência e tecnologia são instrumentos preciosos”, afirmou.


Fonte e foto assessoria