Maria Mendonça enaltece contribuição socioeconômica de Itabaiana em seus 129 anos

28 de Agosto de 2017, 20:52

Ao celebrar 129 de emancipação política do município de Itabaiana, a deputada Maria Mendonça (PP), destacou hoje, 28, na Alese, a significativa contribuição do município Serrano ao desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe. Para ela, a relevância da cidade na história sergipana denota o espírito empreendedor nato de sua terra. “A marca do seu povo aguerrido é o comércio forte. Essa capacidade de batalhar está no DNA do seu povo”, enalteceu.

Situada no agreste sergipano, Itabaiana possui o centro geodésico do Estado e reúne também belezas naturais que se confundem aos avanços urbanísticos decorrentes do trabalho destemido dos itabaianenses, conforme salientou Maria. “É um município que possui uma serra portentosa que tornou-se Parque Nacional e nos garante uma brisa gostosa que inebria a todos que lá residem”, descreveu, elencando ainda outros títulos conferidos à cidade, dentre eles, o de Capital Nacional do Caminhão e Princesa da Serra.

A deputada citou o beneficiamento da castanha do Carrilho, reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, através de propositura de autoria de Maria Mendonça, aprovada pela Assembleia. Segundo ela, em todas as praias do Brasil é possível encontrar o alimento produzido no povoado itabaianense. “Recentemente a Associação dos Castanheiros esteve na França, onde o produto foi apresentado, através de uma parceria com o Sebrae”, acrescentou Maria, lembrando que “da castanha centenas de famílias retiram seu sustento há décadas, promovendo e contribuindo o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana”.

De acordo com Maria, a prosperidade do município também revela-se nos desportos com o tricolor tremendão da Serra, da Feira Livre que por sua grandeza e diversidade tornou-se um verdadeiro atrativo turístico, da devoção ao Santo Antônio, padroeiro da cidade e até da Bienal do Livro, que através de propositura de sua autoria tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe.

Maria Mendonça chamou atenção para os filhos que orgulham a cidade serrana, dentre os quais, a professora Tethis Nunes (in memorian), que ocupou por mais de duas décadas a cadeira de número 39 da Academia Sergipana de Letras e, na ótica da parlamentar, traz em sua memória a expressão do “quanto o itabaianense busca na cultura e no conhecimento se qualificar onde quer que ele esteja, seja no estado ou foro do país, o itabaianense marca seu diferencial”.

Para concluir sua fala, a deputada declamou um poema expressando seu amor e gratidão ao município que lhe ajudou a construir uma história de trabalho e de dignidade. “Itabaiana você é orgulho para os seus filhos. Você é modelo de como crescer. Você é orgulho e destemor, é coragem com valor. Você é saber e empreender. Você é fazer para desenvolver. Você é tudo que somos e queremos ser. Somos felizes por vivermos no seu regaço. Parabéns pelos seus 129 anos de história e por fazer nos orgulhar deste sentimento de lhe pertencer”, declarou Maria Mendonça.

Por Assessoria Parlamentar

  • Medium ba752a2147f92599894df53564309011