Hemose realiza cadastro de medula óssea em Tobias Barreto

04 de Agosto de 2017, 20:25

Na próxima segunda-feira, 7, das 8h às 16h, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, realiza o cadastro de medula óssea em Tobias Barreto. A atividade que integra o cronograma de campanhas ‘Todos Por Rômulo’ em parceria com a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) será concentrada no 11º Batalhão, localizado no centro do município.

A medula óssea é constituída por um tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos chato, onde o organismo produz as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias (câncer de medula óssea), linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço e anemias graves (adquiridas ou congênitas), entre outras.

Para fazer o cadastro de medula óssea, é preciso ter entre 18 a 55 anos, estar bem de saúde e não possuir diagnóstico de doenças infecciosas. No ato do cadastro, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto, válido em todo território nacional e preenche um formulário com seus dados pessoais.

Na etapa seguinte é coletado uma amostra com 4 ml de sangue. O material é encaminhado para o exame de Histocompatibilidade (HLA), que são testes que estudam as características genéticas do individuo candidato, após as análises, o resultado fica armazenado no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Essas informações são cruzadas com outro banco de dados chamado Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) para verificar a compatibilidade entre o doador e o paciente/receptor que tem indicação para o transplante de medula.

Serviço

As pessoas interessadas em compor o Redome deve comparecer ao Hemose, localizado na Avenida Varinte 1, S/N, no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

Fonte: ASN

  • Medium 14b2bd8a182db1faa8397836063e0faf