Gastronomia: Entrada de Natal strudel de cogumelos e queijo de cabra com salada de folhas

05 de Dezembro de 2018, 08:34

Ótimo prato de entrada — que agrada também aos convidados vegetarianos na ceia de Natal —, este strudel salgado é fácil de fazer e pode ser recheado com qualquer tipo de cogumelo. O segredo é a massa filo, superfininha, que é encontrada pronta na sessão de congelados de muitos supermercados do país — deixe-a descongelando dentro da geladeira na noite anterior ao preparo. Na hora de servir, o quitute pode vir sobre uma cama de folhas variadas, que faz as vezes de salada. Em cima de tudo, um delicioso molho, que apesar de ter muitos ingredientes, é bastante simples de fazer: basta bater no liquidificador.


Ingredientes

1 colher de sopa de azeite 1/2 xícara de cebola picada em cubinhos 2 colheres de sopa de alho picado 600 gramas de cogumelos picados grosseiramente 1/2 xícara de vinho branco 60 gramas de queijo de cabra 6 folhas de massa filo 2 colheres de sopa de manteiga derretida 1 colher de chá de raspas de laranja (para o molho) 1 colher de sopa de suco de laranja (para o molho) 1 colher de sopa de vinagre de arroz (para o molho) 1/4 xícara de tahine (para o molho) 2 colheres de sopa de molho de soja (para o molho) 1/2 colher de chá de óleo de gergelim (para o molho) 2 colheres de chá de mel (para o molho) 2 colheres de chá de azeite (para o molho) 1/4 colher de chá de coentro em pó (para o molho) • folhas de rúcula, alface, agrião e beterraba baby • sal a gosto • pimenta a gosto

Modo de preparo




1. Aqueça o azeite numa panela grande. Adicione as cebolas e refogue até que elas fiquem translúcidas. Adicione o alho e refogue por cerca de 1 minuto.


2. Adicione os cogumelos e refogue até que eles fiquem macios, e os líquidos tenham reduzido.


3. Coloque o vinho na panela e deixe reduzir até quase secar. Reserve.


4. Preaqueça o forno a 180 graus.


5. Quando os cogumelos estiverem frios, adicione o queijo e misture. Reserve.


6. Prepare o strudel. Separe três folhas da massa filo e coloque uma sobre a outra, pincelando manteiga derretida entre elas.


7. Coloque metade da mistura de cogumelos e queijo e enrole a massa, deixando o recheio bem fechado. Faça pequenos cortes no topo para que o vapor escape no forno e pincele com manteiga derretida.


8. Repita o mesmo processo com a outra metade da massa e dos cogumelos.


9. Coloque os strudels em uma forma com papel manteiga ou esteira de silicone e leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 25 minutos ou até que estejam dourados.


10. Enquanto isso, prepare o molho para a salada. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea.


11. Faça uma cama de folhas para os strudels. Coloque as massas sobre as folhas e sirva o molho à parte.

FONTE: VEJA.