Filipinas elevam alerta por proximidade do tufão Mangkhut

14 de Setembro de 2018, 11:44

As autoridades das Filipinas elevaram nesta sexta-feira,14, o nível de alerta em todas as regiões do norte do país antes da passagem do potente tufão Mangkhut, de categoria máxima 5.


O tufão deve atravessar a ponta norte das Filipinas na manhã de sábado, com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h. Cerca de 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho da tempestade foram advertidas pelas autoridades locais para deixarem suas casas.


O Mangkhut pode ser tão devastador quanto o supertufão Haiyan, que deixou mais de 6.000 mortos e 14 milhões de afetados em 2013, alertaram os serviços de emergência do país. Com certeza, terá força muito maior que o furacão Florence, que atinge a costa leste dos Estados Unidos.


As nove províncias do norte da ilha de Luzon estão desde hoje pela manhã no nível de alerta número 3 (de um total de 5), já que nas próximas horas ventos de até 185 km/h serão sentidos. Outras dez províncias do centro da ilha se encontram no nível de alerta número 2, segundo o último boletim da Agência Meteorológica do país (Pagasa, sigla em inglês).


FONTE: VEJA