Festival de cinema infantil começa nesta sexta-feira em Aracaju

18 de Outubro de 2018, 11:00

Com o intuito de aproximar as crianças das telonas começa nesta sexta-feira (19) a 16ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). Até o dia 28 de outubro serão exibidas cerca de 100 sessões de filmes infantis de 26 países, com ingressos no valor de R$ 12.


Aracaju está entre as seis cidades brasileiras que receberão o festival. O Fici reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das sessões ‘O Pequeno Jornalista’, ‘O Pequeno Cientista’, ‘Novos Jovens’ e ‘Acessibilidade’.


A produtora local do festival, Deyse Rocha, explica que o Festival proporciona uma oportunidade única aos seus milhares de expectadores. “Muitos deles nunca tiveram essa experiência e ficam encantados. Além disso, o Fici consegue unir a diversão com o conhecimento, através de conteúdos de qualidade e uma programação diversificada, que alcança diversos tipos de público”, afirma.


Na sexta-feira (19) o Fici dá início às suas atividades na capital sergipana. As sessões ‘O Pequeno Jornalista’ e ‘O Pequeno Cientista’, às 9h e 14h, por exemplo, irão contar com profissionais da área para relacionar sua experiência com o enredo de cada filme, além de analisar e debater com as crianças. O Festival também apresentará a ‘Sessão Acessibilidade’ às 10h45, onde através da exibição de um filme com audiodescrição, legenda descritiva e libras, que este ano será ‘O Touro Ferdinando’, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que concorreu ao Oscar de melhor longa-metragem de animação em 2018.


Já abertura oficial do festival acontece no sábado (20), às 10h30, com exibição de nove sessões simultâneas. Nos dias do Fici, o acesso ao saguão do cinema estará disponível a partir das 9h, através da entrada C do Shopping Jardins, para escolha dos filmes e troca de ingressos antecipada.


Durante a semana acontece o projeto ‘A Tela na Sala de Aula’, que tem como objetivo beneficiar crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas, que na maioria das vezes, não têm acesso ao cinema.


O segundo final de semana do festival terá a sessão ‘Novos Jovens’ onde são debatidos filmes dedicados a pré-adolescentes a partir de 12 anos. Já no sábado e domingo o Fici terá ainda as sessões de curtas-metragens: ‘Anima Mundi para Crianças’, ‘Pequenos que nem Você’, ‘8X Animação e Curtas Suíços’.


Nas sextas-feiras, sábados e domingos, as sessões são abertas ao público e com ingressos no valor de R$ 12, meia-entrada para todos. O detalhamento da programação está disponível no site.


FONTE:G1