Cerca de 500 são evacuados por risco em barragem em Barão de Cocais

08 de Fevereiro de 2019, 08:34

A Prefeitura da cidade mineira de Barão de Cocais, localizada a cerca de 80 quilômetros da capital Belo Horizonte, emitiu comunicado na manhã desta sexta-feira, 8, confirmando que cerca de 500 pessoas foram evacuadas, durante a madrugada, de uma área próxima à barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, operada pela mineradora Vale.


De acordo com o órgão, a medida preventiva foi tomada após ser acionado o nível 2 de risco para a barragem, diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a Defesa Civil do Estado e do município e a própria Vale.


Relatos de pessoas da região indicam que sirenes foram tocadas no momento da evacuação.



 (Facebook/Reprodução)


Os moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras foram evacuados por ônibus da Vale e veículos de apoio. Eles permanecerão temporariamente abrigados no ginásio poliesportivo da cidade por tempo ainda não determinado.


No último dia 25 de janeiro, também em Minas Gerais, o rompimento da barragem no no Córrego do Feijão, em Brumadinho, deixou ao menos 157 mortos. Outras 182 pessoas ainda estão desaparecidas.


FONTE: VEJA