Beneficiada com o Agiliza Sergipe, Aracaju é eleita melhor cidade do Brasil para abrir uma empresa

29 de Novembro de 2017, 11:35

Aracaju é a melhor cidade do País para abrir, regularizar uma empresa, beneficiada com a eliminação de etapas burocráticas e oferecimento de serviços online. Quem diz isso é o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2017, elaborado pela Endeavor Brasil - importante organização de apoio ao empreendedorismo - que elegeu a capital sergipana, pelo segundo ano consecutivo, entre 32 municípios brasileiros de 22 Estados analisados pela pesquisa.

Para inserir a Aracaju na primeira colocação das cidades com melhores condições burocráticas do Brasil para empreender, a Endeavor levou em consideração, entre alguns fatores, o tempo de abertura de empresas, que na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), atualmente, ocorre em algumas horas.

Além da rápida análise e aprovação da constituição de uma empresa na Jucese, os aracajuanos contam com a integração de órgãos envolvidos nos procedimentos de registro, legalização dos negócios (licenças, alvarás), graças ao projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) - que funciona através do Portal de Serviços Agiliza Sergipe - desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Jucese.

Órgãos públicos como a própria Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria Municipal da Fazenda de Aracaju, Vigilância Sanitária Municipal de Aracaju, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) - este último integrado em setembro deste ano - já fazem parte da Redesim em Sergipe.

Ambiente Virtua

“Aracaju, Sergipe está de parabéns. Com certeza, nos últimos anos, a abertura de uma empresa aqui deu uma acelerada grande. Nós contadores sentimos isso. E este resultado positivo só foi possível graças ao trabalho da Jucese junto à Redesim”, destaca Angela Dantas, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe (CRCSE).

“O novo Portal Agiliza Sergipe, esse ambiente todo eletrônico, facilitou muito, deu outra conotação à aberta de empresas em nosso Estado. Preenchendo corretamente os dados solicitados, a gente consegue o CNPJ da Receita, o NIRE, que é a identidade de uma empresa na Junta Comercial, em questão de horas”, ressalta Angela Dantas.

“Tudo é efeito dos esforços do Governo de Sergipe que através da Junta Comercial já integrou no Portal Agiliza a Prefeitura de Aracaju, outras 39 Prefeituras, a Sefaz, facilitando, por exemplo, a obtenção da inscrição estadual. E não paramos de trabalhar para integrar mais instituições. Em breve, iremos inserir o Corpo de Bombeiros”, afirma o presidente da Jucese, George da Trindade Gois.
 

  • Medium 8c6bd6d664ea6b429ef18234f6408fb0