ARACAJU SE PREPARA PARA RECEBER A TOCHA OLÍMPICA

06 de Agosto de 2015, 23:50

Prefeito de Aracaju, Governador e Ministro do Turismo participaram de solenidade para discutir logística para receber tocha olímpica.

\r\n\r\n

Aracaju, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, Glória e Propriá, serão contemplados com a o símbolo das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Na manhã desta sexta-feira, 7, o prefeito de Aracaju João Alves Filho, o governador Jackson Barreto e o ministro do Turismo, Henrique Alves, participaram de solenidade e reunião-técnica para definir como será a passagem da tocha Olímpica em Sergipe, prevista para 28 de maio de 2016. A passagem da tocha será uma oportunidade de destacar Sergipe, divulgando seus destinos turísticos, assim como as manifestações culturais e artísticas. O encontro que teve lugar no Palácio Museu Olímpio Campos, às 10 horas, contou com a presença dos secretários municipais Walker Carvalho (Indústria Comércio e Turismo), Carlos Eloy Filho (Esporte), Carlos Batalha (Comunicação), deputados federais, estaduais, atletas e pessoas ligadas aos Esporte. Na ocasião, foi discutida a logística do evento, a exemplo da  segurança e promoções turísticas e culturais.

\r\n\r\n

O evento contou ainda com as presenças do Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Evandro Garla Pereira da Silva, de representantes dos ministérios da Defesa, Justiça, das secretarias Geral e de Relações Institucionais da Presidência da República, e da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, além da Autoridade Pública Olímpica e do Comitê Organizador Rio 2016 e representantes das prefeituras municipais.

\r\n\r\n

Entre os meses de maio e agosto de 2016, a Tocha Olímpica passará por cerca de 500 municípios brasileiros dos 26 estados e Distrito Federal, culminando na Abertura dos Jogos Olímpicos no dia 05 de agosto no Rio de Janeiro. Em cerca de 300 cidades acontecerá o Revezamento da Tocha Olímpica, uma oportunidade de divulgar a melhor imagem do Brasil para o Mundo, com toda sua diversidade cultural, patrimônios históricos e belezas naturais. Nas outras duzentas cidades, a Tocha poderá ser vista passando em comboio. A passagem da Chama Olímpica pelas cidades se insere na mensagem que o Comitê Olímpico pretende transmitir com a realização do Rio 2016, os Jogos Olímpicos não serão apenas os Jogos de uma cidade, mas os Jogos do Brasil. Apresentada em julho, a tocha foi desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, é branca, com detalhes em cores que simbolizam a natureza do Brasil. O Fogo Olímpico chegará a Brasília em maio, iniciando o percurso de cerca de 28 mil quilômetros. De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha por todo o país, em percursos de cerca de 200 metros. Em Sergipe, a tocha pernoitará em Aracaju e deverá passar também por Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo e Propriá.

\r\n